Ford inaugura fábrica carbono-neutro para produção de carros elétricos
O complexo Cologne Electric Vehicle Center na Alemanha inicia atividades com a produção do Ford Explorer Electric
A Ford inaugurou nesta semana o Cologne Electric Vehicle Center, que se tornará seu complexo de produção de veículos elétricos na Europa. A unidade é a primeira fábrica neutra em carbono da Ford e irá produzir os carros elétricos de próxima geração da marca, começando pelo SUV Explorer Electric.
Fundada em 1930, a fábrica de montagem da Ford em Colônia, na Alemanha, já produziu quase 18 milhões de veículos ao longo de sua história. O anúncio desta segunda-feira contempla um investimento de US$ 2 bilhões para sua conversão elétrica e marca uma nova era para as operações da Ford.
Como sua primeira fábrica neutra em carbono, a unidade de Colônia começou a ser transformada em 2021, o que incluiu o encerramento da linha de produção do Ford Fiesta para abrir espaço para seu primeiro "veículo de passageiros totalmente elétrico construído na Europa" a partir deste ano.
No caso, o Ford Explorer Electric, um SUV elétrico baseado na na plataforma MEB da Volkswagen. A Ford diz que o novo SUV elétrico médio "combina a engenharia alemã com o estilo americano marcante".
O chanceler alemão, Olaf Sholz, disse que a nova fábrica de veículos elétricos "representa um novo começo", acrescentando: "Esta é uma boa notícia para Colônia, para a indústria automobilística na Alemanha, para a mobilidade elétrica e para a nova era". Bill Ford, presidente executivo, acrescentou:
A abertura do Centro de Veículos Elétricos de Colônia é o início de uma nova geração de veículos elétricos e de fabricação limpa na Europa. Esta instalação será agora uma das plantas mais eficientes e ambientalmente responsáveis de toda a indústria. Estou emocionado por continuar trabalhando para um futuro de emissões zero para nossos filhos e netos.
De acordo com a Ford, o centro de veículos elétricos de Colônia utiliza aprendizado de máquina, sistemas de transporte autônomos, robôs e realidade aumentada para aumentar a eficiência da produção enquanto melhora ao longo do tempo.
Quando estiver com a produção a pleno vapor, a fábrica de Colônia terá capacidade de produção anual de 250.000 unidades, o que ajudará a Ford na meta global de produzir 2 milhões de carros elétricos por ano até o final de 2026.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford Mustang Mach-E GT 2024 no Brasil: novidades e preço sem alteração
Nio Firefly EV: Hatch elétrico com estreia global confirmada para 2025
Ford Mustang Mach-E GT é o elétrico com menor desvalorização em 2024
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Ford traça meta para picape elétrica "revolucionária": custo das chinesas
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
CEO da Ford dirige carro elétrico da Xiaomi no dia a dia: "é fantástico"